Respeito no trabalho: veja seis dicas para conquistar seu espaço na empresa

Primeiro passo para poder cobrar uma postura correta dos colegas é demonstrar como isso funciona na prática

MorgueFile.comPrestar atenção no cargo e nas responsabilidades da função estão entre os conselhos da consultora de carreira

No mercado de trabalho, é muito importante ter uma imagem sólida para ter as opiniões melhor avaliadas. Além disso, não basta cobrar que os colegas tenham uma postura correta, é preciso demonstrar como isso funciona na prática. De acordo com artigo publicado na Forbes, Emily Bennington, consultora de carreira e autora do livro “Who Says It's A Man's World: The Girls' Guide To Corporate Domination” (“Quem disse que o mundo é dos homens? O Guia Feminino da Dominação Corporativa”, em tradução livre), acredita que é preciso ter consciência das ações para ganhar mais respeito no ambiente corporativo.

Confira as dicas da especialista:
1- Preste atenção no seu título:
não se engane, o nome do cargo conta. Certo ou errado, é como as pessoas dentro e fora da empresa julgam o valor de um profissional. Portanto, não se deve esquecer o peso da posição que se ocupa.

2- Saiba suas responsabilidades: seja uma função nova ou algo que você já faz há anos, para Emily, o melhor é ter a descrição do cargo e suas responsabilidades escritas em algum lugar. É preciso ter clareza no papel exercido e esse é o primeiro passo para uma futura promoção.

3- Pense no próximo passo: para avançar, você deve saber que próximo movimento fará na carreira. Ao delinear os objetivos futuros, o profissional entende melhor por que está trabalhando e o que pedir depois. Ter um plano de carreira projeta confiança, organização e comprometimento.

4- Cuide de sua imagem: quando a sua aparência está ruim, as pessoas ao redor automaticamente assumem que a sua vida inteira está ruim. Sua imagem é reflexo de todas as suas atitudes, inclusive fora da empresa. Lembre-se que você também compõe o ambiente de trabalho.

5- Não quebre as confidências: o que não pode ser de conhecimento público, deve permanecer em segredo. Isso vale para notícias corporativas ou assuntos pessoais. A discrição ajuda a conquistar a confiança e o respeito da equipe.

6- Tenha paciência: “quando você é ambicioso, é frustrante se sentir impotente diante a evolução de seu próprio sucesso”, diz Emily. No entanto, a consultora recomenda que se mantenha a paciência (que é diferente de complacência) com o processo de avanço da empresa, demonstrando que você está disposto a esperar para melhorar o cenário. “Qualquer decisão tomada por impaciência geralmente acaba por ser a decisão errada”, completa Emily.

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